Prefeitura de Porto Alegre
» REDE 9 URB-AL » O Programa URB-AL » Apresentação
Español | English | Français

Apresentação

 

A Rede URB-AL é um programa descentralizado de cooperação da Comissão Européia que objetiva a aproximação de cidades, entidades e coletividades locais da América Latina e União Européia, através da troca de experiências de políticas urbanas.

Criada em 1995, ao longo desses dez anos, a URB-AL já teve como participantes mais de 700 coletividades locais. Ela permite o acesso a múltiplos contatos internacionais, através dos quais se estabelecem relações duradouras entre coletividades locais européias e latino-americanas, facilitando outras iniciativas.

O programa é baseado no intercâmbio recíproco de experiências entre os participantes na busca de benefício mútuo. Para tanto, as cidades apresentam projetos comuns com atividades elaboradas, propostas e postas em prática, de maneira descentralizada. Os participantes neste programa se agrupam livremente, segundo suas afinidades, ao redor de um ou vários temas relacionados com a cidade.

Co-financiada pela Comissão Européia com importantes recursos, a Rede URB-AL concretizou várias das prioridades definidas no Rio de Janeiro, em 1999, pelos Chefes de Estado e de Governo dos países da União Européia, da América Latina e do Caribe. Desde então, estas prioridades são constantemente reafirmadas, especialmente as questões relativas à luta contra a pobreza e os desequilíbrios sociais, a promoção e a proteção dos Direitos Humanos e a promoção da sociedade da informação.



Seus objetivos


 

Desenvolver relações diretas e duradouras entre as coletividades locais européias e latino-americanas mediante a difusão, aquisição e aplicação das melhores práticas no âmbito das políticas urbanas, buscando em especial:

  • Reforçar as capacidades de ação das coletividades locais no desenvolvimento social, econômico e cultural das zonas urbanas, incluindo a implementação de equipamentos coletivos;
  • Desenvolver as capacidades estruturais das autoridades locais, em particular, através da formação de recursos humanos;
  • Promover parcerias entre coletividades locais e representantes da sociedade civil;
  • Desenvolver a capacidade de ação das pequenas e médias cidades (PMC) visando à internacionalização de suas relações;
  • Promover as "boas práticas" européias e latino-americanas de desenvolvimento local, respeitando suas especificidades locais.

 

 

 




» contatos

REDE 9 URB-AL
Rua Siqueira Campos, 1300
6° andar
Porto Alegre/RS
CEP 90010-907
Brasil

Telefone:+55 51 3289-1303
Fax:+55 51 3289-1307

E-mail

 

 




Site desenvolvido pela PROCEMPA.