Prefeitura de Porto Alegre
» REDE 9 URB-AL » Projetos » Projeto Tipo B
Español | English | Français

O Projeto B

 

O Sistema Intermunicipal de Capacitação em Planejamento e Gestão Local Participativa visa desenvolver as qualidades estruturais dos sócios através da formação de recursos humanos. O Projeto B Rede 9 URB-AL tem como base a experiência dos processos de democracia participativa praticados pelas cidades sócias. Juntas, Barcelona (ESP), Belo Horizonte (BRA), Córdoba (ESP), Cuenca (ECU), Porto Alegre (BRA), Quito (ECU), Regioni Toscana (ITA), Rosário (ARG) e San Salvador (ESA), formam uma rede voltada à produção e à disseminação do conhecimento em gestão de práticas democráticas.

Em prol do desenvolvimento da governança local democrática e solidária, o Projeto promove e fortalece as redes de democracia que operam na sociedade (cidadãos, governo e empresários), formando gestores públicos aptos a sua implantação e valorização. O trabalho está sob a coordenação de Porto Alegre e, na primeira etapa, as cidades sócias têm a missão de identificar a demanda e a oferta de formação em planejamento e gestão participativa para, assim, construir os instrumentos pedagógicos. O tema central dos módulos de ensino é o desenvolvimento e a gestão de políticas públicas participativas. Serão abordadas distintas dimensões da gestão democrática, tais como: planejamento, territorial, financeira e fiscal, participativa, institucional e digital.

Construído sob o princípio da co-responsabilidade e elaborado de forma conjunta, o Projeto promove o intercâmbio dos módulos de ensino entre as cidades, proporcionando a disseminação e a multiplicação do conhecimento a partir da criação do sistema intermunicipal de capacitação. Para tanto, serão realizados encontros presenciais, seminários e, através de ferramentas de Tecnologia da Informação, o intercâmbio virtual de conteúdos e vivências. Também serão elaborados, em conjunto, um guia de avaliação dos módulos e dos resultados obtidos e a operacionalização deste sistema que aproxima as experiências de democracia participativa realizadas na América Latina e na Europa.  

Universidades e centros de ensino e investigação de cada localidade participarão do Projeto como sócios externos, prestando assessoria pedagógica e formando um Conselho Acadêmico. Da mesma forma, serão estabelecidas relações institucionais com organizações internacionais e associações municipalistas, além de atores da sociedade civil e o empresariado local.  Como resultado final do trabalho será constituído, em Porto Alegre, um espaço internacional de capacitação e pesquisa em Planejamento e Gestão Local Participativa, que deve entrar em operação na finalização do Projeto, em outubro de 2009. A atual Escola de Gestão (SMA), criada e mantida pela Prefeitura de Porto Alegre, servirá como referência e apoio para a instituição do centro internacional de capacitação.     

 

 




» contatos

REDE 9 URB-AL
Rua Siqueira Campos, 1300
6° andar
Porto Alegre/RS
CEP 90010-907
Brasil

Telefone:+55 51 3289-1303
Fax:+55 51 3289-1307

E-mail

 

 




Site desenvolvido pela PROCEMPA.