Prefeitura de Porto Alegre
» REDE 9 URB-AL » Seminários Projeto A » Anual – 2006 » Histórico
Español | English | Français

Histórico

Entre os dias 6 e 8 de março de 2006, a cidade de Porto Alegre acolheu 153 participantes oriundos de 16 países tanto da América Latina como da Europa para o seminário de encerramento da Rede 9.

O Sr. Prefeito José Fogaça participou da abertura, junto com os senhores Clóvis Magalhães (Coordenador Geral), Cezar Busatto (Coordenador Técnico), e Sra Maria José Costa da Silva substituta do Sr João Portella (Coordenador Executivo e Financeiro), do último seminário da Rede 9 “Financiamento Local e Orçamento Participativo”, salientando o papel crescente das cidades no cenário internacional, e a dimensão pacifista da cooperação descentralizada para a qual contribui o programa URBAL. Quanto à Sra Maria Cristina Araújo, representante da Comissão Européia no Brasil, ela ressaltou o balanço positivo do programa e a responsabilidade que o mesmo confere aos próprios atores do programa.

No espaço de três dias, o seminário juntou teoria e prática:
Teoria em primeiro lugar através da exposição de um estudo relativo aos Orçamentos Participativos na Europa pelo Sr Dr. Yves Sintomer, Professor de Sociologia na Universidade Paris VIII, seguida por um debate produtivo tanto pelos elementos expostos pelos sócios europeus acerca de suas experiências no Velho Continente, como também pela visão dos sócios latinoamericanos.

Na seqüência, os Srs André Herzog e William Reuben do Banco Mundial fizeram uma breve apresentação sobre o que foi identificado pelo Assessor da Rede 9 como um dos principais desafios dos O.P : a sustentabilidade. Em seguida, houve a apresentação do Programa URBAL pelo Sr Miguel Romero (representante da Europeaid), e pelo Sr Prof. Yves Cabannes (assessor da Rede 9), na qual foram salientados os resultados positivos do programa URBAL e especificamente, da Rede 9 em termos de base de dados, de novas parcerias, e das contribuições para alcançar as prioridades internacionais de democracia e inclusão em um contexto globalizado. Além disso, o sucesso da Rede caracteriza-se também pelo número de sócios: 407 (eram 107, em abril 2003), atualmente inscritos.

Esse primeiro dia encerrou com uma ilustração prática: apresentação de vários projetos comuns aprovados dentro da Rede 9.
Nos dois últimos dias grupos de trabalho foram formados, a fim de montar propostas de projetos comuns para serem apresentados na próxima e última convocatória de abril de 2006. Nesse contexto foram elaboradas 14 propostas de projetos comuns, os quais se estruturam principalmente em torno de 2 eixos: sustentabilidade e qualificação/sistematização dos O.P., cujos detalhes podem ser encontrados na página web da Rede 9: www.portoalegre.rs.gov.br/urbal.

Por fim, os Srs Cezar Busatto, Miguel Romero e Yves Cabannes encerraram esse último seminário da Rede 9, congratulando o empenho de cada um e incentivando a continuar o trabalho. Ademais os coordenadores da Rede 9 entregaram ao representante da Comissão Européia, Sr. Miguel Romero, uma carta de compromisso do município de Porto Alegre confirmando a intenção em dar continuidade aos trabalhos da Rede 9.




» contatos

REDE 9 URB-AL
Rua Siqueira Campos, 1300
6° andar
Porto Alegre/RS
CEP 90010-907
Brasil

Telefone:+55 51 3289-1303
Fax:+55 51 3289-1307

E-mail

 

 




Site desenvolvido pela PROCEMPA.